Alta Floresta

05 de maio de 2026

Alta Floresta

05 de maio de 2026

Carregando...
Carregando notícias...

Pesca nos rios de Mato Grosso é liberada a partir deste sábado (1)

Pesca nos rios de Mato Grosso é liberada a partir deste sábado (1)

A partir deste sábado (1.2), a pesca está liberada nos rios de Mato Grosso com as restrições vigentes pela Lei do Transporte Zero (nº 12.197/2023), que proíbe a pesca, o transporte e a comercialização para 12 espécies.

Para o pescador profissional, é permitida a pesca, transporte e comercialização do pescado, com exceção das 12 espécies restritas previstas na lei. Já para o pescador amador, é permitido o pesque e solte, e a captura de dois quilos ou uma unidade de qualquer peso, respeitando as medidas mínimas estabelecidas em lei, desde que seja para consumo local e não esteja na lista de espécies proibidas. É proibido o transporte e comercialização do pescado por parte do pescador amador.

As espécies proibidas são: cachara, caparari, dourado, jaú, matrinchã, pintado/surubin, piraíba, piraputanga, pirara, pirarucu, trairão e tucunaré.

As equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) continuarão as operações de pesca predatória e verificação das normas da Lei do Transporte Zero, por meio de ações fluviais e barreiras rotineiras em todo o Estado, principalmente para verificar o transporte do pescado.

Os estabelecimentos comerciais também serão vistoriados para verificar se o estoque está adequado às novas regras.

O período de defeso da Piracema começou no dia 1º de outubro de 2024 e terminou neste 31 de janeiro de 2025 em todos os rios das Bacias Hidrográficas de Mato Grosso - Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

Espécies Exóticas

De acordo com a Resolução do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), os peixes que estão na lista da Lei do Transporte Zero só podem ser pescados e transportados se forem considerados exóticos ou predadores na bacia hidrográfica que se encontra.

Os peixes exóticos são aquelas espécies cuja incidência não é natural de uma bacia hidrográfica, ou rio, causando interferência negativa nas populações das espécies nativas.

As espécies exóticas podem ser transportadas tanto por pescadores amadores como profissionais, desde que o transporte ocorra apenas nos municípios que compõem a bacia onde estão liberadas. Caso ele seja transportado para outros rios ou Bacia Hidrográfica em que é nativo, o responsável responderá por infração ambiental.

Clique aqui para conferir a integra da Resolução do Cepesca para saber quais peixes são considerados predatórios em cada Bacia Hidrográfica.

Defeso da Piracema

Nos quatro meses da piracema, ficou permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

O período da Piracema é embasado na legislação de pesca e no manejo dos recursos pesqueiros, realizados por meio de estudos da biologia das espécies mais importantes, incluindo época, idade, tamanho, tipo de reprodução, estudos de crescimento e de estrutura da população de peixes e estudos de dinâmica de populações, que incluem estimativas de taxas de crescimento e de mortalidade populacional.

Rios de Divisa e Unidades de Conservação

Nos rios de divisa, em que uma margem fica em Mato Grosso e a outra em outro Estado, a proibição à pesca na margem localizada fora do Estado segue o período estabelecido pela União, que se inicia em novembro e termina no fim de fevereiro.

Em Mato Grosso, 17 rios se encaixam nessa característica de rio de divisa. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul; o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás, e na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires, que faz divisa com o Pará.

A Sema alerta que, nas unidades de conservação da categoria de proteção integral, a atividade da pesca é proibida durante todo o ano. Ao todo, Mato Grosso abriga 68 áreas protegidas sob a jurisdição da União, do Estado ou do Município.

Denúncias

A pesca ilegal e outros crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, pelos números 3613-7398 ou 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp) pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Renata Prata/Sema MT
Vídeos e informes
JÚRI POPULAR PEIXOTO DE AZEVEDO 18/09/2025
JÚRI POPULAR PEIXOTO DE AZEVEDO 18/09/2025
Tráfico de drogas é desarticulado pela Polícia Militar em Alta Floresta

Tráfico de drogas é desarticulado pela Polícia Militar em Alta Floresta

13º Leilão Para Salvar Vidas Bate Recorde e Arrecada R$ 1,3 Milhão para o Combate ao Câncer

13º Leilão Para Salvar Vidas Bate Recorde e Arrecada R$ 1,3 Milhão para o Combate ao Câncer

Vereadora Leonice Klaus dos Santos visita Projeto Cuida Bem de Min e reforça compromisso social

Vereadora Leonice Klaus dos Santos visita Projeto Cuida Bem de Min e reforça compromisso social

Nelo solicita ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso a integração de Carlinda à rede estadual de combate à violência contra a mulher

Nelo solicita ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso a integração de Carlinda à rede estadual de combate à violência contra a mulher

Grupos femininos impulsionam nova fase da pesca esportiva em Mato Grosso

Grupos femininos impulsionam nova fase da pesca esportiva em Mato Grosso

Vereador Nelo pede emenda ao deputado Juarez Costa para compra de caminhões de coleta de lixo

Vereador Nelo pede emenda ao deputado Juarez Costa para compra de caminhões de coleta de lixo

Polícia Militar prende suspeito de manter namorada em cárcere privado em Várzea Grande

Polícia Militar prende suspeito de manter namorada em cárcere privado em Várzea Grande

Homem é preso pela Polícia Militar após agredir ex-companheira em Sinop

Homem é preso pela Polícia Militar após agredir ex-companheira em Sinop

Defesa Civil de MT alerta para risco de cabeça d’água em rios e cachoeiras

Defesa Civil de MT alerta para risco de cabeça d’água em rios e cachoeiras