A partir de 2026, o Instituto de Matemática Pura e
Aplicada (Impa) promoverá uma olimpíada inédita de matemática, voltada para a
formação de professores da educação básica: a 1ª Olimpíada de Professores da
Obmep Mirim.
O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, lembrou que,
em 2022, o instituto ampliou a tradicional Olimpíada Brasileira de Matemática
das Escolas Públicas (Obmep), que começava com alunos a partir do 6º ano do
ensino fundamental. Foi criada a Obmep Mirim, para incluir crianças do 2º ao 5º
ano. O concurso para crianças ocorre em duas fases, aplicadas na própria escola
dos do aluno.
“Desde o início, a Obmep Mirim já era uma olimpíada
para crianças pequenas, mas também era voltada para os professores destas
crianças”, disse Viana.
Segundo Viana, os professores dos anos iniciais
normalmente têm formação geral em pedagogia, mas não têm uma formação
específica em matemática. “É o professor que ensina tudo. E a gente sabe que
muitos desses professores e professoras não têm uma boa relação com a matemática,
e que Obmep Mirim ajuda um pouco os professores a perder o medo da matéria, e a
se divertir com as crianças."
“Começamos a entender que é importante dar
protagonismo ao professor. Por isso, a gente expandiu a olimpíada para eles que
dão aula para as nossas crianças nos anos iniciais. São esses professores que
vão poder se inscrever”.
A ideia é fazer com que os docentes ganhem mais
afinidade com a matemática, percam o medo em muitos casos e, ao mesmo tempo,
ganhem um protagonismo que é merecido, ressaltou o diretor-geral do Impa.
A prova para os docentes será realizada junto com a
segunda fase da Obmep, entre setembro e outubro do próximo ano, que é
presencial e ocorre em 9 mil pontos do país. Serão distribuídas 25 medalhas de
ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas aos melhores
classificados.
Os medalhistas de ouro, prata e bronze vão ganhar um
curso de formação online para ajudá-los no trabalho em sala de aula com a
disciplina de matemática.
Projeto de trabalho
Os 25 medalhistas de ouro de todo o país irão para o
Rio com todas as despesas pagas pelo Impa para fazer um curso de formação, no
formato presencial, visando ajudar o professor na elaboração de um projeto de
trabalho com suas crianças, em torno da matemática, que utilize a dinâmica da
Obmep Mirim.
Os professores receberão bolsa mensal de R$ 700 como
apoio financeiro para investir no projeto, que deverá ser aplicado nas escolas.
O objetivo é valorizar o professor em sua relação com os alunos. Desde que foi
criada, em 2022, a Obmep Mirim tem cada vez mais inscritos a cada ano.
“Já passamos de 5 milhões de inscritos de 35 mil
escolas participantes em mais de 4 mil municípios do Brasil”, celebrou Marcelo
Viana.
Do grupo de docentes medalhistas de ouro que
participarão do curso de formação presencial, aqueles que forem identificados
como mais vocacionados para a matemática poderão ser chamados para revisão de
currículo. Eles terão chance, de se transformar em “colaboradores do próprio
Impa, da olimpíada como um todo, da Obmep Mirim e de todos os aspectos que
digam respeito à educação nos anos iniciais da matemática”, destacou Viana.
A olimpíada voltada aos professores do segundo ao
quinto ano do ensino fundamental é desenvolvida em parceria com a B3 Social e
contará com o apoio acadêmico da Associação Nacional dos Professores de
Matemática na Educação Básica (ANPMat).
Compromisso
A coordenadora-geral de Ensino Fundamental do
Ministério da Educação, Tereza Farias, disse que o anúncio da Olimpíada de
Professores da Obmep Mirim integra os esforços do Compromisso Toda Matemática,
fortalecendo o eixo de práticas pedagógicas da política”.
De acordo com Tereza, a iniciativa estrutura o
compromisso do MEC no reconhecimento dos professores e da melhoria da
aprendizagem em matemática". O Compromisso Nacional Toda Matemática é uma
política do Ministério da Educação (MEC) voltada ao fortalecimento da educação
matemática brasileira.
Também a presidente da ANPMat, Sumaia Almeida Ramos,
ressaltou que a criação da olimpíada está alinhada à urgência de fortalecer a
formação dos docentes dos anos iniciais.
“Percebemos que os docentes dos anos iniciais têm
menos apoio específico em matemática e precisávamos atuar nessa ponta. A
Olimpíada nasce para valorizar, identificar iniciativas transformadoras e
oferecer suporte formativo a esses profissionais. É uma ação para os
professores, mas cuja consequência primordial é para os alunos. Professores
mais preparados impactam diretamente a aprendizagem”, disse Sumaia.