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11 de dezembro de 2025

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Encerramento da segunda safra reflete em preços de serviços de frete de grãos

Encerramento da segunda safra reflete em preços de serviços de frete de grãos

O término da colheita das culturas da segunda safra, em especial o milho, impactou os preços do frete de grãos. De acordo com o Boletim Logístico divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta segunda-feira (29), os estados produtores de milho na segunda safra, como Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, registraram queda nas cotações de serviços de transporte de grãos na maioria das rotas analisadas em agosto.

O superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth, explicou que a produção recorde de milho na temporada 2024/25 aumentou a necessidade de escoamento célere da safra, o que refletiu nos preços do frete rodoviário. Em julho, os preços atingiram o pico, mas, apesar da queda em muitas rotas estaduais em agosto, o valor médio dos fretes ainda se mantém superior ao registrado no mesmo período da safra passada. O cenário de aquecimento logístico, que persiste, é explicado pela elevada oferta de grãos e pela demanda dinâmica, tanto interna quanto externa, principalmente nas áreas de alimentação animal e bioenergia.

No Maranhão, por exemplo, as cotações para remoção de grãos caíram, enquanto no Piauí, o mercado se manteve estável em agosto, com uma demanda regular, embora menos aquecida em relação aos meses anteriores. A redução no escoamento de milho foi o principal fator para a estabilidade dos preços praticados no estado.

Na Bahia, os preços dos fretes apresentaram uma variação mista. Houve estabilidade e alta dependendo da região produtora de grãos e da rota de transporte. A demanda de transporte de grãos e fibra foi o principal fator responsável pelo aumento nos valores de frete em Luís Eduardo Magalhães.

No Distrito Federal, as cotações de frete sofreram aumento generalizado em agosto. As rotas com destino a Imbituba (Santa Catarina), Uberaba e Araguari (Minas Gerais) e Guarujá (São Paulo) apresentaram variações positivas entre 10% e 12%.

 

Exportações de milho e soja

 Em relação às exportações, o mês de agosto registrou um aumento significativo nos embarques de milho. Foram exportadas 17,9 milhões de toneladas do grão, contra 15,7 milhões no mesmo período de 2024. O Porto do Arco Norte segue como o principal eixo de escoamento do milho, representando 39,8% do volume embarcado. O Porto de Santos foi o segundo maior, com 29,6%, seguido pelo Porto de São Francisco do Sul, com 11,6%. O Porto de Paranaguá e o Porto de Rio Grande representaram, respectivamente, 11,4% e 5% dos embarques de milho para o mercado externo.

As exportações de soja também apresentaram crescimento no período de janeiro a agosto de 2025, com 86,5 milhões de toneladas enviadas ao exterior, em comparação com 83,4 milhões no ano anterior. O Porto do Arco Norte respondeu por 37,5% das exportações, enquanto Santos foi responsável por 34,2%. O Porto de Paranaguá escoou 12,9% da soja exportada, e São Francisco do Sul 5,2%, uma ligeira redução em relação a 6,5% no ano passado.

 

Conclusão

O cenário de aumento na produção de grãos e a consequente demanda por serviços de transporte continuam a influenciar os preços do frete no Brasil. Embora tenha havido uma queda nas cotações em agosto em várias rotas, a perspectiva é de que os preços permaneçam aquecidos, devido ao fluxo contínuo de grãos para exportação e à movimentação interna do mercado.

Gazeta do Nortão
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